Atualizações

Videografia

Em ordem  cronológica invertida do mais recente para o mais antigo, abaixo segue todos os singles e videografia da Alanis Morissette.

Flavors Of Entanglement (2008)

*Not As We
"Not as we" "foi remixada e lançado como o segundo single de Flavors of Entanglement na América do Norte", enquanto "In Praise of the Vulnerable Man", foi lançado como o segundo single na Europa. O single foi lançado para o rádio em 13 de outubro de 2008. A versão do álbum é composta apenas por piano, enquanto a versão (Rádio Edit) adiciona guitarras baixo e efeitos de fundo e começa com a primeira linha da música, enquanto a versão do álbum tem uma abertura instrumental.
  A canção é de surpreender quando traçou o álbum foi lançado devido aos downloads da música, resultando na posição de #22 na Billboard Bubbling Under Hot 100 Singles .
Em dezembro de 2008, a canção já tinha vendido 38.000 downloads pagos, segundo a Billboard. Vídeo Clipe O vídeo da música é com a versão "Radio Edit" Produzido através de promo da RSA Films divisão Black Dog, foi filmado em Los Angeles em 10 de setembro de 2008. Possui imagens reconhecíveis como sendo filmado em Half Moon Bay. Ele estreou no Yahoo! Music, na noite de 02 de outubro de 2008 e característiza Alanis em vários estágios em um caminho para a recuperação emocional.

Diretor: James Whitaker



*In Praise of the Vulnerable Man ( Lançado apenas: Reino Unido e Europa)
Em 15 de agosto de 2008, o single foi lançado no Reino Unido. Dois dias depois, foi lançado na Europa. Não existe clipe oficial mas vídeo para a canção foi retirado do concerto realizado em Brixton Academy, Onde a música teve sua estréia ao vivo. Mas nenhum anúncio oficial foi feito e, portanto, nenhum vídeo foi lançado




*Undeneath
Underneath primeiro single do álbum FOE.  A canção foi lançado digitalmente em 15 de abril de 2008 depois de inicialmente estar agendada para 25 de março. Segundo Alanis a canção "é sobre como você só pode mudar o mundo depois que você mudar a si mesmo"
Em janeiro de 2008, a revista "New York magazine" nomeou "Underneath" como "a melhor música que ouvimos todos os dias",  e o " About.com" disse sobre o video "observação vale a pena e é um grande lembrete dos talentos de Alanis", e que a letra da música é "clássica". Underneath "foi certificado pela ABPD Diamante para vendidas 500.000 downloads digitais no Brasil. Alanis Morissette é a única artista feminina de todos os tempos a ter uma canção de diamantes certificados no país

Video Clipe (Versão Oficial)

O vídeo oficial da música,  foi lançado em maio de 2008.
Diretor: Sanji


(Versão para o Elevate Film Festival)

Um vídeo da música "Underneath" foi estreada em 15 de setembro de 2007, em Los Angeles, como parte do "Elevate Film Festival"  O vídeo foi dirigido por Matt Frazier Docter e Ric Frazier e produzido por Docter Twins. O objetivo do festival foi a criação de documentários, vídeos de música, narrativas e shorts sobre temas para elevar o nível da consciência humana sobre a terra. ela apresentou a música e depois (como acontece com os outros catorze vídeos) teve a música vídeo escrito, dirigido, filmado e editado em dois dias. Foi lançado na internet em janeiro de 2008.

Diretor: Matt Frazier Docter e Ric Frazier


*Wunderkind ( Trilha sonora do filme As Cronicas de Narnia o Leão a feiticeira e o guarda roupa) 2006
"Wunderkind" escrita e gravada por Alanis Morissette, e produzido por Mike Elizondo para a trilha sonora do primeiro  filme da saga  As Crônicas de Narnia.
Alanis foi inspirada a escrever a música depois de assistir a uma parte brusca do filme, segundo ela, a música parecia fluir dela e "realmente me toca profundamente". Ela escreveu-o em uma sexta-feira, registrou no sábado, e entregou-o no domingo.
Lançamento e recepção
"Wunderkind" foi nomeado para o Globo de Ouro 2006 para "Melhor Canção Original"
A canção foi estreada em AOL Music em 18 de novembro de 2005, à frente do lançamento em dezembro do filme e do álbum da trilha sonora As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa, em que é caracterizado. Posteriormente, foi lançada como single de rádio em algumas partes da Ásia no início de 2006.
Em 28 de fevereiro de 2010, Alanis cantou a música na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Inverno de 2010 em Vancouver. Por isso, a canção alcançou o # 4 no iTunes no Canadá.
Infelizmente não tem video clipe oficial dessa canção e também não foi lançada como sigle no Brasil.
Curiosidade: Good Enough musica do "Evanescence", escrita por Amy Lee,  havia sido escrita originalmente para a trilha sonora do filme As Crônicas de Nárnia, mas por desavenças ela não foi incluída e de ultima hora os produtores do filme chamaram Alanis para criar a musica principal e ela só teve 3 dias para entregar a musica pronta. Não tem clipe oficial.

Audio: Wundrkind



The Collection (2005)

*Crazy (Seal Cover)
Crazy é uma canção do cantor britânico Seal lançada em 1991 mas a música foi regravada pela   Alanis Morissette em 2005, lançado como um maxi-single em três versões. "Crazy"(James Michael Mix)  "Crazy" (versão estendida) e "Crazy" (Glen Ballard Mix)
Versão (James Michael Mix)A musica também foi usada para o comercial de uma grife "Gap" que Alanis participou em 2005, James Michael produziu o remix dessa versão a sonoridade é puxada para o eletronico (dançante),  ( a qual também é a versão do video clipe e do CD The Colection) e também faz parte da trilha sonora do filme The Devil Wears Prada (br/pt: O Diabo Veste Prada)
A versão de Glen é bem mais puxada para o rock, no Brasil algumas radios optaram por passar a versão (Glen Ballard Mix). Na versão extendia (extended version) Alanis canta a introdução que na versão do single é cortada.
Há também outras versões que foram remixadas, algumas estão disponiveis no CD Single Crazy oficial de Alanis Morissette.
O vídeo do single foi dirigido por Meiert Avis, que dirigiu o vídeo de "Everything" (2004), e filmado em Los Angeles, Califórnia, na semana que terminou em 24 de Setembro. Nele Alanis é vista caminhando pelas ruas à noite,e ao mesmo tempo tocando a música em um clube e obsessivamente na sequência de um homem (interpretado por Chris William Martin) e sua namorada. Eventualmente, ela confronta o homem em uma festa.

Diretor: Meiert Avis


Audio: Versão Extendida


Audio: Versão (Glen Ballard Mix)




Jagged Little Pill (Acoustic) (2005)

*Hand in My Pocket (Acústico)
Em 2005, Alanis Morissette lançou Jagged Little Pill Acoustic, uma versão acústica de Jagged Little Pill. "Hand in My Pocket", foi, novamente, lançado como single, e seu vídeo estreou em Julho daquele ano, o clipe mostra imagens da Alanis cantando ao vivo em turnes e uns efeitos na imagem do video.




*Perfect (Acústico)
Enquanto na MTV rolava o clipe "Hand In My pocket acustico" nas radios do Brasil a novo single escolhido para o album foi "Perfect Acústico"

Audio: Perfect (Acustico)



So Called Chaos (2004)


*Eight Easy Steps
Terceiro single do album SCC, não lançado no Brasil, no lugar o single escolhido para o Brasil foi a faixa "Excuses"
 O vídeo clipe abre com uma cena de Alanis se apresentando com sua banda de apoio. Em seguida, apresenta seqüências de vídeo clipes anteriores , aparições na televisão e vídeos caseiros em ordem cronológica inversa. As cenas são editadas digitalmente para criar a aparência de que Morissette cantou "Eight Easy Steps" neles. Demorou mais de 16 horas, para recriar suas expressões faciais dos clips. Friedlander comentou que "Era estranho para assistir a cenas de da Alanis atuais correm lado a lado com a metragem cedo ... Sua habilidade de combinar suas ações de idade foi estranha ".  o vídeo alcançou a posição # 11 no VH1 video Countdown Top 20.
Realmemente foi uma pena esse single não ter sido lançado no Brasil!

Lançado em: Setembro 2004
Diretor: Liz Friedlander


*Excuses (Lançado como single somente no Brasil e sem video clipe)
"Excuses" teve lançamento exclusivo no Brasil, enquanto na Europa os responsáveis pela divulgação preferiram a sucessora "Eight Easy Steps" e nos EUA ficou decidido pela música "Out is Throught".
O single segue sonoridade pop, baseada em guitarras, bateria e complementada pela voz forte e afinada de Alanis Morissette. A canção aborda o tema solidão e parece ser um desabafo. "Por que ninguém vai me ajudar? / Eu sou muito estúpida, eu sou muito esperta / Eles não me entenderão..

Audio: Excuses



*Out is Through
Esse single também não foi lançado no Brasil, nem clipe nem musicas nas rádios, a unica razão para isso com certeza é a gravadora.
Há dois vídeo clipe para a canção.

Versão II
O vídeo alternativo é de cerca de uma garota fã da Alanis (Anne Vyalitsyna) correndo e tentando chegar a diferentes apresentações ao vivo até que finalmente consegue.


Versão I
Em um dos vídeos, Alanis aparece com seus colegas de banda durante em uma performance em 2004 no Reino Unido a faixa do disco substitui o áudio do show.



*Everything
Primeiro single do So Called Chaos, foi lançada uma versão editada da canção  para estações de rádio em 23 de fevereiro de 2004.  Na versão de rádio foram removidos mais de 90 segundos da musica com a substituição da palavra "asshole" (uma palavra considerada vulgar pelos criticos isso foi o estopim para começar um problema com a gravadora)  na linha de abertura e modificou para "nightmare" "pesadelo". Essa versão é a mesma do video clipe conhecida como "Everything (clean Edit)
Video Clipe
O vídeo da música da música foi lançado em Março de 2004, e apresenta Alanis andando por uma estrada. No início do vídeo, o cabelo é longo, mas acaba sendo cortado para significar uma de muitas mudanças na sua vida. No o resto do vídeo ela é acompanhada por um grupo de pessoas.

Diretor: Meiert Avis



Feast on Scraps (2002)

Para dar continuidade na ordem cronologica de singles da Alanis, não vou pular nada.
Com o lançamento do CD e DVD Feast On Scraps (Banquete de restos)
Alanis lançou como single na Europa as musicas "Simple Together" e "Bent 4 U"

*Offer (Lançado no Brasil)
"Offer" foi lançado no Brasil, se tornando conhecida por ter aparecido na novela "Celebridade" (tema de Sandra e Paulo César).  Alanis participou da novela fazendo o papel dela mesma e também fez uma performance cantando "Thank U" e "Offer" no palco.

Audio: Offer



Under Rug Swept (2002)

*21 Things I Want In A Lover
Traduzindo "21 Coisas que eu quero em um amante", às vezes chamado apenas de "21 Things" para abreviar.
 Foi lançada para as rádios e televisão como o terceiro single do Under Rug Swept. O vídeo da música para o single inclui videos do DVD Feast on Scraps , alguns deles são de uma performance da canção no Ahoy, em Roterdã, Holanda. O vídeo estreou Internacional na Malásia em 2 de novembro, e na MTV Brasil em 20 de novembro de 2002.
A sonoridade é mais rock foi escrita por Alanis Morissette, e produzida por ela mesma.
A canção tem a participação do guitarrista Dean DeLeo da banda Stone Temple Pilots.

Gravado em: Toward Our Union Mended Tour 2002
Lançado em: Novembro 2002



*Precious Illusions
Segundo single do album URS, no Brasil foi lançado como terceiro single, pois "Flinch" foi o segundo.
Alanis convidou suas próprias amigas para a gravação do clipe de “Precious Illusions”, e disse que as pessoas que aparecem na mesa jantando com ela, seriam as mesmas convidadas para um jantar em sua casa.

Diretor: Francis Lawrence
Lançado em: Junho 2002



*Flinch (Lançado no Brasil)
"Flinch", foi lançado para o rádio  como o segundo single do álbum no Brasil, em outros lugares "Precious Illusions" serviu como o segundo single ( No Brasil "precious Illusions foi o terceiro single). O vídeo clipe da música foi uma de uma performance de Alanis Morissette feita durante o showcase  para a TV Globo especialmente para o programa "Fantástico", dirigido por Mauro Mendonça Filho, mas não é considerado como um video oficial.
A musica também fez parte da Trilha sonora internacional da Novela "Desejos de Mulher"
Flinch foi tema de (Júlia e Chico)



*Hands Clean
"Hands Clean"  foi escrita e produzida pela propria Alanis. Ela disse em entrevista  que a canção é sobre um caso que ela teve com um homem quando ela tinha 14 anos de idade. A cançao recebeu elogios dos críticos de música, por ser um vídeo curto e simples. O video ja recebeu cerca de 1,3 milhões de visualizações no youtube.
O video clipe foi televisionado e transmitido para  lançamento mundial do single.

Diretor: Francis Lawrence
Local: Los Angeles, Califórnia
Lançado em: Janeiro 2002




Alanis MTV Unplugged (1999)

*King Of pain (The Police Cover)
Alanis fez um cover do classico 'King Of Pain" do The Police e fez muito sucesso, alguns criticos acham que ficou um cover melhor que a canção original.

Lançado em: Abril 2000



*You Learn (Unplugged Version)
A versão acústica de you learn veio com o Alanis MTV Unplugged, em 1999, essa versão foi lançada como single em alguns países em 2000.

Lançado em: Março 2000


*That I Would Be Good
"That I Would Be Good"  está presente no álbum Supposed Former Infatuation Junkie de 1998. Uma versão acústica foi gravada em 1999 para o álbum MTV Unplugged ao vivo em NY. Em 8 de fevereiro de 2000, a canção foi realizada como single promocional.
Também foi tema da personagem "Maria Regina" na novela (Suave Veneno) TV Globo, em 1999.
No Brasil algumas radios tocam a versão de studio do album (SFIJ)

Lançado em: Fevereiro 2000




Supposed Former Infatuation Junkie (1998)

*So pure
"So Pure" quarto single do álbum Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998.
Relembrando sua raizes nos anos em que dançava em seus clipes, ela viajou no tempo passando pelo século 20 em coreografias e o efeito morph que marca a transição de uma fase para outra, todas bem caracterizada em direção de arte e fotografia, além de sua dança.

Diretor: Alanis Morissette
Local: Toronto, Canadá
Lançado em: Julho 1999




*Unsent
"Unsent" terceiro single do álbum Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998.

Diretor: Alanis Morissette
Local: Atlanta, Geórgia
Lançado em: 1999




*Joining You
"Joining You" segundo single e promocional para a Europa do álbum Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998.
Em 1998 não teve clipe oficial da musica apenas single nas radios.
Mas em 2005 no lançamento do DVD The Collection, a propria Alanis que tinha dirigido o clipe em 1998, resolveu colocar o clipe no conteudo do DVD como (Joining You - unreleased video) video inedito de apenas 1 minuto e 18 segundos, apenas para o DVD e não como "novo single"

Local: Atlanta, Geórgia
Gravado em: Abril 1998
Lançado no DVD The Collection 2005 (não como single, apenas no DVD)


*Thank U
"Thank U" é o primeiro single do álbum Supposed Former Infatuation Junkie, de 1998.
Há também uma versão ao vivo de Thank U que foi Lançada em 1999 como single sómente no Japão

Diretor: Stephan Sedanoui
Local: Los Angeles, Califórnia
Lançado em: Outubro 1998


( Thank U - Live version no Japão)



*Uninvited (1998 composta para Trilha Sonora do filme Cidade dos anjos)
Escrita e gravada por Alanis Morissette, e co-produzido por Rob Cavallo  para a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos 1998 (City of Angels) foi lançada como single  em Março de 1998.  Conduzida por quatro notas de piano e constrói a um clímax instrumental.
Embora nunca tenha sido oficialmente lançada como single para lojas de varejo, tornou-se um tremendo sucesso para ela. "Uninvited"  foi em grande parte por causa de fãs que ansiosamente antecipado o novo álbum de Alanis, que foi finalmente lançado em novembro de 1998. "Uninvited" não foi incluída no álbum, Supposed Former Infatuation Junkie, mas uma versão demo foi incluído na versão lançada na Austrália e Reino Unido.
"Uninvited" foi indicada a três Grammy Awards 1999: "Melhor Performance Rock Vocal Feminino", "Melhor Canção Rock" e "Melhor Canção Escrita Especificamente para um filme ou para a televisão". Ele ganhou nas duas primeiras categorias, e também ganhou um filme ASCAP Music Award e Televisão para "músicas mais executadas de Imagens em Movimento". Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por "Melhor Canção Original - Filme".
Uma versão acústica da música "Uninvited" foi lançado em 27 de agosto de 2002, no DVD “Music in High Places”,  Alanis Morissette - Live in the Navajo Nation, durante a gravação de uninvited, Alanis foi surpreendida com um "novo integrante" na banda  um "Trovão"  literalmente um trovão estrondou nos ceus na parte final da musica, o ceu fechou mas ficou muito lindo.
Não foi gravado clipe oficial, mas três vídeos de performances de "Uninvited" foram lançados: a primeiro no Grammy Awards 1999, outro sobre a Festa de liberação Morissette CD / DVD on Scraps (2002), e outro VH1 Storytellers: Alanis Morissette.
No Brasil a MTV Brasil transmiti uma versão ao vivo de Uninvited gravada no show ( MTV Presents Alanis Morissette from the Roseland Ballroom in New York City, USA 1998-10-25)

Audio: Uninvited (studio)



Video Clipe Uninvited (LIVE)



Jagged Little Pill (1995)

*All I really want
"All I Really Want" (em português: Tudo o Que eu Realmente Quero)   single "promocional" do álbum, e foi lançado em 1995 nos Estados Unidos e em 1997 na Austrália. A canção alcançou o 14° lugar na Billboard Modern Rock Tracks e 40° nas paradas australianas.
Alanis abriu a maior parte de seus shows com essa canção.
A canção foi uma das primeiras a serem escritas para o álbum, e foi criada a partir de "The Bottom Line", primeira música que Alanis escreveu com Glen Ballard.
Existe apenas uma versão do clipe com imagens da turne do JLP e imagens de videos de 1996.
No Brasil a canção não foi oficialmente lançada como single.



*Head over Feet
"Head over Feet"  quinto single do álbum Jagged Little Pill, de 1995. Há duas versões do clipe, uma Alanis esta cantando de frente para a camera e a outra foi retirada do Jagged Little Pill Live, onde Alanis está tocando com sua banda em uma escola e ao seu redor varias crianças brincando e tocando gaita.

Versão I
Diretor: Alanis Morissette & Michelle Laurita
 Local: Los Angeles, Califórnia
 Lançado em: Agosto 1996



Versão II
Diretor: Alanis Morissette & Michelle Laurita
Lançado em: Junho 1997 (no Jagged Little Pill, Live)



*You learn
"You Learn" (em português: Você aprende)  A canção foi composta por Alanis e Glen.
 Alanis mostra a importância das decisões na vida e explica que todas as decisões que tomamos vão nos ensinar uma lição valiosa.
 Existem dois videoclipes para esse single. O original, onde Alanis veste um casaco e sai de seu apartamento, logo após, começa andar pelas ruas e ver problemas, como um acidente de carro, etc. E o segundo é a performance ao vivo.
No clipe You Learn, Alanis acerta a cesta de basquete na primeira tentativa.
 Toda a gravação do clipe "You Learn" dá exatamente 23 horas e 10 minutos.
O oponente de Alanis no ringue do clipe "You Learn" é a diretora do clipe, Liz Friedlancder.

Nos Estados Unidos, a canção alcançou a 1° lugar na Billboard Hot 100 Airplay, onde ficou por cinco semanas. Após seu sucesso na Hot 100 Airplay, "You Lear" foi lançado como single e estreou na 6° posição da Billboard Hot 100.

Video Clipe
Diretor: Liz Friedlancder
 Local: Nova Iorque
 Lançado em: 1996



Video clipe Versão ao vivo:
Diretor: Alanis Morissette & Michelle Laurita
 Local: Kalamazoo, Michigan
 Lançado em: 1996




*Ironic
"Ironic" (em português: "Irônico") um dos grandes hits da Alanis retirado do Jagged Little Pill.
Na canção, o uso da palavra "irônico" atraiu atenção, para o que muitos consideram uma aplicação abusiva do termo. Duas situações postas por Morissette na letra são indiscutivelmente os exemplos cómicos e irônicos. Alanis afirmou que "Ironic", não foi levado muito sério no instante em que a compunha.
 O videoclipe da canção foi lançado em Janeiro de 1996. Foi dirigido por Stéphane Sednaoui e, nele, Alanis dirige um Lincoln Continental Mark V preto, em um dia de inverno. Ela interpreta todos os passageiros do carro: com camisa verde, sentada no banco de trás, com camisa amarela com o cabelo trançado, também no banco de trás, e com suéter vermelho no banco do passageiro, na frente. No final do vídeo, Alanis sai do carro, e no carro só havia ela.
 O videoclipe recebeu seis indicações no MTV Video Music Awards em 1996 e ganhou três: "Melhor Vídeo Feminino", "Novo Melhor Artista" e "Melhor Edição". Recebeu indicações para o GRAMMY Awards de 1997, na categoria "Melhor Videoclipe", mas perdeu para "Free as a Bird" dos Beatles.
Na gravação do clipe a temperatura estava -5 graus, e Alanis estava gripada.
Se você prestar atenção no carro do clipe "Ironic", você irá ver no retrovisor do carro um óculos, quando passa por debaixo da ponte.
"Ironic" ocupou o 2° lugar da Billboard Modern Rock Tracks nos Estados Unidos, onde permaneceu por três semanas. Segundo as paradas nas rádios, a canção foi a mais popular de Alanis. Além disso, alcançou a 4° posição na Billboard Hot 100.
 A canção é popular até hoje, principalmente devido a sua letra.
No final de 1996 uma nova versão  do vídeo foi lançado com uma menina, Allison Rheaume, que se passa por Alanis quanto ao clipe ao video original. No final, um homem (provavelmente seu pai), ao percebe-la no carro sentado na calçada  diz para ela parar de brincar. Esta versão do vídeo, foi dirigido por David Rheaume, recebeu airplay leve como uma novidade no VH1 e foi, durante muito tempo, o vídeo apenas para "Ironic", disponível para visualização no Yahoo! LAUNCHcast biblioteca de vídeos de música. o video foi incluído no  DVD The Collection (2005).

Video Clipe
Diretor: Stéphane Sednaoui


Video Clipe Versão II (kid)
Diretor: David Rheaume



*Hand in my pocket
"Hand in My Pocket" (em português: Mão no meu bolso) é o 2º single do Jagged Little Pill.
 A canção alcançou significativas posições no airplay das rádios dos americanas, além de conseguir ficar entre os 5 melhores no Top 40 Mainstream, mas o seu sucesso no Reino Unido foi limitado.
A letra da canção diz sobre os problemas e preocupações diárias que ela encontra, mas centra-se em encontrar formas para relaxar.
Ela escreveu Hand in My Pocket, quando deixou o Canadá e se sentiu sozinha, foi a música de estréia de Alanis com gaita, e foi feita em apenas em 15 minutos.
O clipe da música foi gravado no Brooklyn, NY e Alanis dirigia um Lincoln, o clipe foi dirigido por Mark Konr e, mostra Alanis em um baile e em um desfile. O vídeo foi filmado em preto-e-branco e em câmera lenta.
"Hand in My Pocket" foi música-tema do episódio piloto de Dawson's Creek, mas a produção da Alanis decidiram não autorizar o uso.

Diretor:
Mark Konr



*You oughta know
"You Oughta Know" (em português: Você Precisa Saber) é o 1º single de Jagged Little Pill.
A canção foi escolhida para ser lançado como o primeiro single do álbum pela gravadora Maverick em 7 de julho de 1995. A canção é ganhadora do GRAMMY Awards, o começo de uma nova era para Alanis!
 Foi composta por Alanis Morissette e Glen Ballard, rumores dizem que a musica é sobre o fim do namoro entre Alanis Morissette e o ator da comédia Full House, Dave Coulier
O videoclipe foi dirigido por Nick Egan, e mostra Alanis em um deserto correndo e caminhando, em algumas cenas ela está sentada em uma cadeira, durante cada coro, o vídeo mostra os músicos Flea e Dave Navaro tocando junto com  Alanis que está cantando com um microfone.
A canção chegou na 1° lugar da Revista Billboard, na categoria Hot Modern Rock Tracks, alcançou a 4° posição na parada australiana e 22° no Reino Unido.
O álbum Jugged Little Pill, marca o início de uma linguagem mais violenta e vingativa e em You Oughta Know, Alanis mostra isso.
Com essa musica Alanis ganhou dois prêmios GRAMMY: Melhor Canção de Rock e Melhor Performance Vocal de Rock Feminino. Também foi indicada para a categoria de Canção do Ano, perdendo para "Kiss from a Rose", de Seal, no GRAMMY de 1996.
A gravação de "You Oughta Know", tem a participação de Flea e Dave Navarro do  Red Hot Chili Peppers assim como no video.

A canção está presente também no game Rock Band 2.

No filme Separados pelo casamento" (The break-Up - EUA 2006) com Vince Vaughn e Jennifer Aniston, mostra uma cena onde Jennfer aparece jogando as roupas dele para fora do quarto ao som de "You oughta know". A musica contém no CD da trilha sonora do filme.

No filme Fogo Sagrado (Holy Smoke, EUA, 1999) com Kate Winslet e Harvey Keitel, Quando Ruth Barron (Kate Winslet) atravessa o deserto dirigindo seu carro, a música que está tocando em seu walkman é 'You Oughta Know'. O barato é que Ruth canta junto.

Video Clipe
Diretor: Nick Egan


------------------------------------------------------------

Antes de Jagged Little Pill 1993 - 1990

 Alanis assinou um contrato com a gravadora MCA Records, que lançou seu primeiro álbum, Alanis, apenas no Canadá, em 1991. Este disco, no estilo dance-pop, ganhou um disco de platina no Canadá durante o mesmo período, ela fazia a abertura de shows para o rapper Vanilla Ice. Alanis foi nomeada a dois Junos Awards: Cantora Mais Promissora do Ano, o qual ela ganhou, e Single do Ano e Melhor Clipe de Dança.
Em 1992, foi lançado seu segundo álbum, Now Is the Time, um disco de baladas com menos batidas pop e com letras mais trabalhadas. Como seu primeiro disco, Now Is the Time foi lançado apenas no Canadá. Vendeu um pouco menos que o primeiro disco e foi um fracasso comercial. Seu contrato de dois discos com a MCA foi finalizado e Alanis Morissette ficou sem um contrato com qualquer gravadora.

Albuns - Now Is The Time (1992) e Alanis (1991)

*An emotion away


*Real world


*No apologies


*Plastic


*Walk away


*Fell your love


*Too hot

Nenhum comentário: